Domingo, 14 de Agosto de 2022
13°

Tempo aberto

Pérola - PR

Anúncio
Geral Paraná

Agosto também é o mês de prevenção e combate aos incêndios e queimadas

Agosto Cinza foi instituído através da lei 21.013/2022 aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná.

03/08/2022 às 10h45
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - PR
Compartilhe:
Agosto também é o mês de prevenção e combate aos incêndios e queimadas. / Créditos: Freepik
Agosto também é o mês de prevenção e combate aos incêndios e queimadas. / Créditos: Freepik

Além dos cuidados com a saúde do homem (Agosto Azul) e ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher e divulgação da Lei Maria da Penha (Agosto Lilás), o oitavo mês do ano também é dedicado para fortalecer a conscientização da sociedade sobre a prevenção e combate aos incêndios e queimadas no Paraná.

Agosto, tradicionalmente, é um mês mais “seco” e com fortes ventos, o que favorece o aumento de casos de incêndios ambientais em todo o estado. Para alertar a população dos perigos e conscientizar sobre formas de prevenção, os deputados estaduais aprovaram, na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei que deu origem à lei 21.013/2022 que criou o Agosto Cinza, mês dedicado à reflexão e à promoção de eventos sobre prevenção e combate a incêndios e queimadas.

A Lei estabelece vários objetivos, entre eles promover instrução de prevenção e práticas para o combate a incêndios para crianças e jovens nas escolas e também difundir a necessidade de revisão e manutenção de planos de contingências para emergências envolvendo incêndios, em especial, para evacuação de edificações, supermercados, estádios esportivos, cinemas, shoppings centers e demais ambientes onde haja concentração de pessoas, além de alertar sobre os incêndios ambientais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dados demonstram que o terceiro trimestre é o período em que mais se concentram os incêndios no estado. Mais da metade das situações de incêndio ambiental ocorrem nos meses de julho, agosto e setembro.  Entre os anos de 2017 e 2021, por exemplo, foram registrados 50,5% do total de ocorrências nesses meses, com 28.599 dos 56.631 incêndios nos cinco anos analisados. Em 2022 a tendência se mantem, já que em julho foram registrados mais de 650 casos, enquanto que em maio, foram 468.

O Corpo de Bombeiros alerta ainda que, em caso de alguma emergência, a população deve ligar para o número 193 e em caso de denúncias sobre incêndios para o número 181.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pérola - PR Atualizado às 06h15 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 30°

Seg 32°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Qua 27°C 17°C
Qui 23°C 12°C
Sex 12°C 2°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias