Domingo, 14 de Agosto de 2022
13°

Tempo aberto

Pérola - PR

Anúncio
Geral Paraná

Paraná é o primeiro estado a incentivar o plantio do bambu

Proposta aprovada na Assembleia Legislativa foi sancionada e visa a disseminação do cultivo agrícola e a valorização do bambu como instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio de suas múltiplas funcionalidades.

02/08/2022 às 12h15
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - PR
Compartilhe:
Proposta aprovada na Assembleia Legislativa foi sancionada e visa a disseminação do cultivo agrícola e a valorização do bambu como instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável. / Créditos: Freepik
Proposta aprovada na Assembleia Legislativa foi sancionada e visa a disseminação do cultivo agrícola e a valorização do bambu como instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável. / Créditos: Freepik

Foi sancionada, nesta segunda-feira (1º), a lei 21.162 que incentiva a Cultura do Bambu visando à disseminação do seu cultivo agrícola e à valorização do bambu como instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado por meio de suas múltiplas funcionalidades. OO Paraná é o primeiro estado, e por isso referência a outros estados, a instituir, através de lei, um ambiente produtivo do bambu que pode ser usado em vários tipos de atividades.

A cultura do bambu neutraliza as emissões de carbono. O cultivo do bambu é barato e além de agregar valor na sua cadeia produtiva é uma cultura sustentável que traz benefícios ambientais, econômicos e sociais. Sua produção pode ser usada desde a construção civil até na alimentação.

Potencial

A Associação Brasileira da Indústria e dos Produtores de Bambu e Fibras Naturais (Abrafibras) apontou as potencialidades e a importância na criação de um marco regulatório para estimular o plantio do bambu e ampliar oportunidades de renda no campo. "O bambu pode se tornar uma nova fonte de renda no campo e ter polos de produção nas regiões. É uma planta de fácil manuseio, tem rápido crescimento, não requer fertilizantes e agrotóxicos", indica a associação.

O Brasil tem mais de 200 espécies de bambu e economicamente, tem potencial como matéria prima para as indústrias da construção civil, da moda, automotiva, naval e aeroespacial, de embalagens e de cosméticos.

O bambu pode integrar programas de combate à fome e a insegurança alimentar, devido ao seu alto teor nutricional. Também pode ser utilizado como fonte de energia e aplicação da planta para recuperação de áreas degradadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pérola - PR Atualizado às 06h36 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 30°

Seg 32°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Qua 27°C 17°C
Qui 23°C 12°C
Sex 12°C 2°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias