Sexta, 03 de Dezembro de 2021
29°

Poucas nuvens

Pérola - PR

Anúncio
Educação Paraná

Em Foz do Iguaçu, professores da rede estadual participam de formação para o Novo Ensino Médio

Serão oito encontros presenciais, até 3 de dezembro, para aprofundamento na proposta pedagógica do Novo Ensino Médio, que será implementado a parti...

21/10/2021 às 10h55
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© SEED
© SEED

A secretaria estadual da Educação e do Esporte promove, em Foz do Iguaçu, o Seminário de Formação sobre o Novo Ensino Médio, uma série de eventos de formação destinados a professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Paraná. Serão oito encontros presenciais (todos em Foz do Iguaçu), até 3 de dezembro, para aprofundamento na proposta pedagógica do Novo Ensino Médio, que será implementado a partir de 2022. Participará um docente de cada uma das 1.697 escolas estaduais que ofertam ensino médio.

A programação do seminário conta com oficinas sobre temas referentes à proposta pedagógica do novo modelo, como a formação integral do sujeito, a construção do currículo a partir de competências e habilidades, o componente curricular Projeto de Vida e os conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Além das atividades de formação, ainda haverá momentos de diálogo, para que os professores possam tirar dúvidas e registrar considerações, críticas e sugestões.

O secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, esteve presente no evento nesta quarta-feira (20) para participar de uma conversa com os professores. “Foi bom para poder escutar as demandas das escolas e também para falar sobre os ajustes do lado pedagógico. Conversamos sobre aProva Paraná, observação em sala de aula, o programa Professor Formador, o PDE [Programa de Desenvolvimento Educacional] e questões sobre o porte das escolas. Foi uma reunião muito produtiva”, disse.

Vanessa Ruthes, coordenadora do Novo Ensino Médio na Secretaria, ressalta que o objetivo do evento é fortalecer as instituições de ensino da rede estadual para que possam implementar com sucesso a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio em 2022. “Será a continuidade do trabalho que desenvolvemos com três grupos de profissionais que serão atores desse processo: diretores, pedagogos e professores”, afirma.

DIRETORES E PEDAGOGOS—  A Secretaria já havia realizado, em setembro e outubro, uma série deoficinas presenciaisde formação com os pedagogos das escolas da rede estadual. A proposta era trabalhar com os profissionais três elementos centrais do Novo Ensino Médio: a formação integral do estudante, o componente curricular Projeto de Vida e os conceitos de interdisciplinaridade e contextualização aplicados ao desenvolvimento de competências e habilidades. Os diretores, por sua vez, tiveram reuniões com a Seed acerca do Novo Ensino Médio nos meses de agosto e setembro.

CONSULTA À COMUNIDADE— A Seed abriu na sexta-feira (15) a consulta à comunidade sobre o currículo do Novo Ensino Médio do Paraná. Estudantes, pais, professores, funcionários de escolas e a comunidade em geral poderão entender como foi a elaboração do currículo (que visa orientar o processo de ensino-aprendizagem  no Estado), ter acesso ao documento e contribuir para o seu aperfeiçoamento. A consulta segue aberta até 8 de novembro.

SÉRIE— A Seed está produzindo uma série de matérias sobre o Novo Ensino Médio Paranaense. Já foram publicadas uma matéria de apresentação donovo modelo, uma sobre os itinerários formativos e outra sobre o componente curricular Projeto de Vida. Acompanhe o site e redes sociais da Seed para saber mais informações sobre o Novo Ensino Médio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pérola - PR Atualizado às 22h47 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 37°

Sáb 37°C 21°C
Dom 37°C 22°C
Seg 36°C 22°C
Ter 37°C 21°C
Qua 37°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias